5 de julho de 2010

As três vias e o ciclo litúrgico [0/4]

1579. Após ter um panorama das Três Vias, ou três estágios, que conduzem à perfeição, não será sem proveito ver como, a cada ano, a Santa Madre Igreja nos convida, através da sua liturgia, a começar de novo e aperfeiçoar o trabalho da nossa santificação, com os seus três degraus de purificação, iluminação e união com Deus. A vida espiritual é, na verdade, uma série contínua de novos começos, e o ciclo litúrgico vem a cada ano inspirar-nos novos esforços.
Tudo na liturgia gira em torno do Verbo Encarnado, nosso Mediador e Redentor, apresentado a nós não apenas como modelo para imitação, mas também como a Cabeça de um corpo místico, Que vem viver em Seus membros de modo a capacitá-los a praticar as virtudes de que Ele lhes deu o exemplo. Cada festa, cada período litúrgico nos lembra uma ou outra das virtudes de Jesus, e traz-nos as graças que Ele mereceu e que nos capacitam, com a Sua cooperação, a reproduzir essas virtudes em nós mesmos.
1580. O ano litúrgico, que corresponde às quatro estações do ano, também simboliza as quatro principais fases da vida espiritual¹. O Advento corresponde à via purgativa; o Tempo do Natal e a Epifania, à via iluminativa, na qual seguimos Jesus pela imitação das Suas virtudes; o período da Septuagésima e a estação da Quarsema trazem uma segunda purificação da alma, mais profunda que a primeira; o Tempo da Páscoa tipifica a via unitiva, a união com o Cristo Ressuscitado, uma união aperfeiçoada pela Ascensão e a Descida do Espírito Santo. Ajuntamos uma breve explicação desse ano litúrgico.

* Dom Guéranger, The Liturgical Year; Pio XII, ecicl. "Mediator Dei", 20/11/1947; Bouyer, The Pascal Mystery; Marmion, Christ in his mysteries. Puis Pansch, The Church's year of grace; Sermons on the liturgy.
¹: Embora apenas três vias são distinguíveis na vida espiritual, há uma diferença tão grande entre a purificação passiva e a doce contemplação, que uma divisão da via unitiva em dois estágios é bem justificada.

TANQUEREY, Compêndio de Teologia Ascética e Mística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário